Nesta quinta-feira, 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em Belo Horizonte, o MG Transplantes e hospitais da capital e da região metropolitana participam de uma campanha que visa sensibilizar a população para a importância do ato, que só pode ser autorizado pela família dos doadores. Hoje, 3.834 pessoas esperam por um transplante em Minas, segundo dados do órgão ligado à Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). 

Nesta quinta-feira, haverá panfletagem e entrega de brindes das 10h às 13h, com abordagem à população na porta do Hospital João XXIII, no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com participação de comissões de 12 hospitais da capital e região metropolitana.

Durante as ações, os profissionais estão esclarecendo dúvidas da população a respeito do procedimento. Para ser doador de órgãos, é preciso que a pessoa avise da intenção à família. Mas também existe a possibilidade do doador vivo, quando a pessoa pode ceder um rim, medula óssea, sangue ou transplantar parte do fígado ou do pulmão para um dos familiares. 
 
 Em seguida, das 15h às 18h, a ação também será realizada na Praça da Estação com apresentação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais e a presença de mascotes de torcidas de times de futebol do estado. 
 
Além disso, hospitais e imóveis públicos aderiram à campanha Brasil Verde, quando serão iluminados com a cor da iniciativa. Entre eles estão a Santa Casa de BH, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Faculdade de Medicina da UFMG, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outros.